Veneziano entrega câmeras de segurança e destaca trabalho de Olimpio pela segurança Paraíba, 25/11/2010

Veneziano entrega câmeras de segurança e destaca trabalho de Olimpio pela segurança

     O vereador Líder da Bancada de Governo na Câmara Municipal de Campina Grande Olimpio Oliveira (PMDB) participou da Solenidade de Assinatura do Termo de Cooperação Técnica da Central Integrada de Monitoramento. A Central de Monitoramento é um sistema moderno de gerenciamento com câmeras para vigiar o centro da cidade e alguns bairros, 24hs.

     Na oportunidade o Prefeito Veneziano destacou o trabalho do vereador Olimpio Oliveira em prol da segurança, inclusive fazendo menção ao Requerimento de Olimpio solicitando a implantação do Monitoramento. “O vereador Olimpio Oliveira sempre me mostrou a importância dos investimentos na área de segurança, quer seja no monitoramento com câmeras, quer seja criando a Guarda Civil Municipal, ou seja, as sugestões de Olimpio estão sendo acolhidas por mim porque entendo que serão fundamentais para melhorar a sensação de segurança dos campinenses.” Realçou o Prefeito Veneziano.
     O prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, assinou na manhã desta quinta-feira, 25, durante solenidade bastante prestigiada no Palácio do Bispo, o termo de cooperação técnica para o funcionamento da Central Integrada de Monitoramento (CIM).
     Em seu pronunciamento o prefeito Veneziano Vital, ressaltou as ações do vereador Olimpio Oliveira, em defesa da população campinense, tendo em vista que o referido vereador, que também é Líder da Bancada Governista, apresentou na Câmara um requerimento em agosto de 2009, que foi aprovado por unanimidade requerendo a instalação da referida Central Integrada de Monitoramento. 
     A Central começará a funcionar a partir da próxima segunda-feira, 29. A medida atende a uma reivindicação de entidades, como a Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande (ACECG) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O investimento é de quase R$ 400 mil. Foram aplicados recursos próprios do Município, o que, na visão do prefeito, demonstra a plena capacidade financeira da atual gestão municipal.
     O termo de mútua cooperação foi assinado entre a prefeitura, Polícias Militar e Civil, Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos, SAMU e Corpo de Bombeiros, visando viabilizar o funcionamento do novo sistema de segurança pública de Campina Grande. Antes da assinatura, o empresário Juan Pinheiro fez uma exposição do projeto, destacando o empenho da empresa Insiel para instalação deste novo serviço na cidade.
     A solenidade contou com a presença do presidente da CDL, Tito Motta, do presidente da Associação Comercial de Campina Grande, Luis Alberto Leite. Os presidentes das entidades ligadas ao comércio enalteceram a iniciativa, destacando que o prefeito Veneziano Vital envidou todos os esforços no sentido de atender a esta justa reivindicação dos segmentos empresariais e da própria comunidade. 
     Com a medida agora adotada, Campina Grande investe em tecnologia para garantir mais tranquilidade a quem trafega pelo centro da cidade. Esse sistema de monitoramento eletrônico será possível graças a iniciativa da Prefeitura Municipal, que atende a reivindicações, de forma parceira, da Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande (ACCG) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). As câmeras já estão montadas na cidade.
     A Central Integrada de Monitoramento Eletrônico (CIM) contará com 44 câmeras instaladas em 11 pontos estratégicos do centro, onde estarão 03 câmeras fixas e 01 móvel. As câmaras darão proteção à população nas seguintes áreas: Praça João Rique, Praça da Bandeira e Praça Alfredo Dantas, além das ruas Rui Barbosa, Floriano Peixoto, Venâncio Neiva, Cardoso Vieira, Maciel Pinheiro e Sete de Setembro. O serviço também atende ao Terminal de Passageiros.
     A central de monitoramento – com seis monitores de alta resolução - foi instalada na sede da STTP, onde contará com a presença das Polícias Militar e Civil, Samu, Corpo de Bombeiros e de agentes da STTP que estarão atentos à movimentação do centro da cidade através de imagens em tempo real para tomada de decisão conjunta. O monitoramento acontecerá 24h por dia, armazenando imagens através de câmeras de altíssima qualidade e online.
     De acordo com o prefeito Veneziano Vital, esta iniciativa traga grandes benefícios no setor produtivo do comércio de Campina. “A iniciativa, fruto de uma grande ação de parceria e cooperação, também contribuirá grandemente para a população, porque é uma ação preventiva para garantir o bem-estar de todos, terá eficácia no atendimento de qualquer tipo de ocorrência e servirá para a supervisão da qualidade do trânsito”, frisou.
     Ainda segundo Veneziano, “os equipamentos já foram montados. Tudo já poderia começar a funcionar ainda hoje, mas é preciso a formalização deste termo cooperação entre as diversas entidades que atuarão conjuntamente em favor da melhoria das condições de segurança na cidade, especialmente no movimentado centro comercial campinense”, disse.
     De acordo com o prefeito, o sistema tem tudo para dar certo por conta de estar sendo adotado um modelo pioneiro na Paraíba e compartilhado de gestão, onde cada órgão responsável estará designando um representante para o acompanhamento permanente da segurança no centro. 
     “Este grupo estará se reunindo, diariamente, em sala reservada especialmente para o acompanhamento deste tipo de serviço. Tal providência vai garantir total sucesso dessa iniciativa, inibindo ações criminosas no centro da cidade e contribuindo para o êxito do setor de segurança pública de Campina Grande”, afirmou, com otimismo, o prefeito campinense. 
     O prefeito também se comprometeu em levar o sistema de monitoramento eletrônico para os bairros campinenses. “Para tanto, vamos firmar parceria com o Ministério da Justiça, através do Fundo Nacional de Segurança. Este tipo de parceria deverá ser efetivada por conta dos altos custos da iniciativa, cujos benefícios para a sociedade acontecem 24 horas por dia”, afirmou.





Assessoria de Comunicação