Colunista do Correio da Paraíba destaca trabalho de Olimpio Paraíba, 21/04/2011

Colunista do Correio da Paraíba destaca trabalho de Olimpio


Proteção ou exagero?
     Coube ao vereador campinense Olimpio Oliveira (PMDB) puxar as “rédeas” de um assunto sempre levado na brincadeira ou tratado com desprezo e preconceito, quando devia ao menos merecer lugar nos debates. Falo do projeto de lei em tramitação na Câmara de Campina Grande, cujo objetivo é disciplinar a circulação de veículos de tração animal, que dá renda e sobrevivência a famílias marginalizadas. 
     A propositura não se restringe a criação de regras no trânsito, mas se preocupa, sobretudo, com o bem estar dos animais, que involuntariamente carregam no lombo a carga dos seus donos. A proposta proíbe a circulação dos referidos veículos no domingo para garantir um dia de repouso para os bichos. Os exploradores do serviço ficam impedidos de fazer a utilização de animais cegos, feridos, enfermos ou fêmeas prenhes.
     O projeto do edil também elimina o uso de chicotes ou qualquer outro instrumento destinado ao espancamento do animal e ainda fixa em 150 quilos a carga máxima por cada veículo de tração animal. Quem infringir a Lei e for pego pela fiscalização pode pagar multa e ter a carroça imediatamente apreendida. 
     “Fustiga-nos a consciência toda vez que um carroceiro estala o chicote no lombo de seu animal. Dói-nos também ver a indiferença dos transeuntes, que a todo assistem impassíveis. Uma situação imoral”, justifica o parlamentar, que divide opiniões entre apoiadores da iniciativa por considerá-la razoável e os que o acusam de gastar tempo com tema de pouca relevância. Eu fico com a corrente da primeira opção. E você?
Fonte: Jornal Correio da Paraíba, Edição do dia 13 de abril de 2011, Pag. A4, Coluna de Heron Cid. heroncid@correiodaparaiba.com.br






Assessoria de Comunicação