Câmara debaterá sobre o endividamento dos agricultores Paraíba, 25/05/2011

Câmara debaterá sobre o endividamento dos agricultores

     A Câmara Municipal de Campina Grande, brevemente debaterá durante Audiência Pública a problemática do endividamento dos agricultores e produtores rurais do compartimento da Borborema. A proposta que foi aprovada, por unanimidade, nesta terça-feira, 24 de maio, é de autoria do vereador Olimpio Oliveira (PMDB) e objetiva debater e buscar soluções para o problema dos agricultores.
     Em defesa da realização da Audiência, o vereador Olimpio Oliveira, destacou que o endividamento e a renegociação das dívidas rurais são assuntos que atormentam a vida de milhares de agricultores nordestinos. De acordo com o vereador muitos agricultores e produtores rurais já perderam a esperança de um dia quitar essas dívidas, outros já entraram em depressão e até se suicidaram em meio a ameaças e receios de perderem seus sítios e pequenas propriedades.
     Segundo o peemedebista o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), está longe de cumprir o papel a que se propõe – Fortalecer a Agricultura Familiar – “O Pronaf tem servido como um pesadelo para os pobres agricultores nordestinos, que assumiram dívidas na expectativa de invernos regulares, quando a regra na região é o inverso, ou seja, a convivência com as secas e com as perdas das plantações é uma triste sina do homem que sobrevive, especialmente, no semi-árido, desta forma, sem produção não há como pagar essas dívidas que deveriam ser perdoadas” defendeu Olimpio Oliveira.





Assessoria de Comunicação