Mobilidade por Bicicleta: Palestrantes confirmam presença Paraíba, 30/08/2011

Mobilidade por Bicicleta: Palestrantes confirmam presença

     Em busca de esclarecimentos e fatos que possam efetivar politicas públicas de estímulo à criação das ciclovias, a Câmara Municipal de Campina Grande, atendendo propositura do vereador Olimpio Oliveira (PMDB), receberá na manhã desta terça-feira, 30 de agosto, o professor Matthew Berigan (EUA), que proferirá palestra sobre Mobilidade por Bicicleta nas Cidades: Um relato de Experiência. Outro palestrante será o professor Daniel Celegatti, que discorrerá sobre o tema: Campina é uma Cidade Ciclável?.
    
      A sessão, que terá início às 10:00 horas, no plenário da Câmara, também contará com a palestra do Secretário da STTP Salomão Augusto De Medeiros, que proferirá palestra sobre o tema: Construindo uma Cidade Ciclável. Para Olimpio Oliveira, a Sessão Especial será um fato histórico, onde diversos seguimentos poderão debater e tirar dúvidas sobre os benefícios das ciclovias.
    

     Segundo Olimpio, é necessário estimular o uso de bicicletas na cidade, pois este é meio de transporte de baixo custo, com forte impacto na melhoria da qualidade de vida do indivíduo e melhoria da mobilidade urbana. “A bicicleta foi eleita pela Organização das Nações Unidas (ONU) como símbolo do transporte saudável”, destacou o peemedebista. 
    
     Como exemplo de sucesso das ciclovias em todo o mundo, o vereador Olimpio Oliveira destaca que na Irlanda, 12% têm a bicicleta como o principal meio de transporte. Na Suécia, um país frio, mais de 35% de todo o deslocamento é feito por bicicletas, o mesmo acontecendo na Holanda e Dinamarca. Em diversos estados americanos, os ônibus têm espaço para transportar duas bicicletas e, na maioria deles, até os paramédicos a utilizam, o mesmo ocorrendo com as polícias de Miami e Nova York. 
     “A bicicleta é silenciosa, não poluente e promotora da saúde, pois pedalar emagrece, aumenta o fôlego, deixa as pernas torneadas, exercita a cabeça, economiza dinheiro, alivia o estresse, ajuda a salvar o planeta, previne doenças e dribla os congestionamentos” destacou Olimpio.





Assessoria de Comunicação