Câmara vota na sexta-feira o projeto que cria o Sistema de Mobilidade por Bicicleta Paraíba, 22/12/2011

Câmara vota na sexta-feira o projeto que cria o Sistema de Mobilidade por Bicicleta

     Na próxima sexta-feira (23) a Câmara Municipal apreciará, em sessão extraordinária, o Projeto de Lei nº 194/2011, de autoria do vereador Olimpio Oliveira, que cria o Sistema de Mobilidade por Bicicleta. Este projeto – além de responder de forma efetiva aos anseios de parte considerável população campinense, constituída pelos milhares de cidadãos que se utilizam da bicicleta nos deslocamentos para o trabalho, a escola, o lazer e o esporte – atende aos objetivos do Sistema de Mobilidade Urbana do Município, consignados no artigo 93, da Lei Complementar nº 93, de 31 de outubro de 2006, o nosso PLANO DIRETOR, onde no inciso “V” encontramos a garantia de que o município deve: “priorizar a acessibilidade cidadã (pedestres, ciclistas, pessoas com necessidades especiais e mobilidade reduzida) sobre o transporte motorizado”.
     “Entendo que as cidades devem ser democráticas e não só canalizar investimentos para facilitar os deslocamentos de veículos automotores. Não podemos mais ignorar que esse tipo de política tem tornado as cidades insustentáveis do ponto de vista da mobilidade urbana. A cada dia que passa temos mais carros em circulação e menos espaços para que as pessoas possam caminhar e se deslocar através de meios não motorizados”, justifica o autor da matéria. 
     Para Olimpio Oliveira o poder público não deve olvidar que já são mais de 100 mil bicicletas em circulação em Campina Grande. “É um quarto da população da cidade que possui bicicletas, segundo os dados do Sindicato dos Ciclistas, mas estes cidadãos estão privados de qualquer política pública de mobilidade por bicicleta no município”, esclareceu o vereador.
     Por outro lado, recentemente o Governo Federal lançou o Programa Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta, desenvolvido pela Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, ligada ao Ministério das Cidades, que procura estimular os Governos Municipais, Estaduais e do Distrito Federal a desenvolver e aprimorar ações que favoreçam o uso da bicicleta como modo de transporte, com mais segurança.





Assessoria de Comunicação