Câmara aprova projeto para promoção da primeira infância Paraíba, 16/03/2012

Câmara aprova projeto para promoção da primeira infância

     Foi aprovado na Sessão Ordinária desta quinta-feira (15), na Câmara Municipal, o Projeto de Lei nº 020/2012, de autoria conjunta dos vereadores Olimpio Oliveira e Cassiano Pascoal, que cria a Semana Municipal do Bebê para mobilizar as autoridades municipais e a sociedade civil sobre a importância de investir na gestante e na primeira infância.
     O investimento na primeira infância garante à criança, além de todos os direitos definidos em lei, o direito de ser saudável, viver em segurança e no aconchego familiar. Esses direitos devem ser assegurados por meio de políticas públicas.
     Hoje, graças às recentes descobertas da ciência, há um crescente reconhecimento internacional de que os primeiros anos de vida de uma criança são de fundamental importância para toda a sua vida. As condições de vida e experiências de uma criança desde a gestação têm impactos consideráveis sobre o seu desenvolvimento. 
     Sabe-se, por exemplo, que o desenvolvimento do cérebro se dá de forma mais acelerada nos dois primeiros anos de vida e que as crianças que têm a oportunidade de desenvolver habilidades cognitivas, sociais e emocionais em boas experiências pré-escolares apresentam maior facilidade no curso de sua educação escolar posterior. A semana será comemorada, preferencialmente, na última semana do mês de março.
     “Será uma importante oportunidade de mobilização coletiva para se pensar e avaliar as condições sociais, educacionais e de saúde que o município oferece aos bebês, e com essa avaliação melhorar os serviços”, comentou Olimpio Oliveira.





Assessoria de Comunicação