Olimpio solicita doação de bicicletas para estudantes da Zona Rural Paraíba, 04/05/2012

Olimpio solicita doação de bicicletas para estudantes da Zona Rural

      O vereador Olimpio Oliveira (PMDB), abordou esta semana na Câmara, um assunto que com toda certeza, receberá o apoio de toda sociedade. Através de um requerimento, que foi aprovado por unanimidade, Olimpio solicitou ao prefeito Veneziano Vital do Rêgo, a aquisição de bicicletas escolares e capacetes, através do Programa Caminho da Escola, para distribuição para os alunos matriculados nas escolas da Zona Rural desta cidade.
     Segundo Olimpio, para o aluno da zona rural, chegar à escola ou ao ponto do ônibus escolar é um sacrifício. Boa parte destas crianças e adolescentes precisam acordar ainda muito cedo e percorrer quilômetros a pé, já que muitos caminhos nas áreas rurais e até mesmo urbanas são intransitáveis para veículos automotores do serviço de transporte escolar.
     Preocupado com o problema, e exercendo o seu papel constitucional de sugerir alternativas e soluções ao Executivo Municipal, Olimpio Oliveira justificou, que o programa Caminho da Escola, foi criado em 2007 pelo Governo Federal, e tem por objetivo renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar.
     De acordo com o peemedebista, para aderir ao Programa Caminho da Escola, basta o Município aderir ao registro de preços promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a compra de bicicletas escolares de aros 20 e 26. Existem três formas para estados e municípios participarem do Caminho da Escola: com recursos próprios, bastando aderir ao pregão; via convênio firmado com o FNDE; ou por meio de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 
     “A bicicleta adquirida através deste Programa, vai servir para estudantes que moram em localidades onde os veículos rodoviários não chegam, além disso, a atividade física através de bicicleta, tem impacto zero sobre o meio ambiente e ainda incentivará o os estudantes a diminuir a evasão escolar” justificou Olimpio Oliveira.
O Programa Caminho da Escola já existe bem pertinho de Campina Grande 
     Veja um relato do vereador Olimpio Oliveira, postado em seu Facebook, onde ele, após uma atividade na cidade de Boqueirão, presenciou centenas de crianças e adolescentes transitando em bicicletas oriundas do Programa Caminho da Escola do Governo Federal.
    Estive de passagem recentemente pela cidade de Boqueirão-PB, quando me deslocava para a cidade de Cabaceiras-PB, onde ministrei mais uma palestra em defesa da vida. De repende, fui surpreendido por esse exército de meninos e meninas, cada qual na sua "Bike" amarela. Cheguei mais perto e vi o adesivo com a seguinte inscrição no quadro das bicicle...tas: "A Caminho da Escola".
     Procurei saber mais e fui informado que essas bicicletas estão sendo distribuídas pelo Governo Federal, desde 2007, para os alunos da zona rural. É uma ideia magistral, pois qual a criança pobre que não sonha em ganhar uma bicicleta? Além disso, facilita a vida do aluno "a caminho da escola" e ainda proporciona atividade física saudável.
      Gostei tanto da ideia que apresentei o requerimento nº 374/2012, solicitando ao Prefeito Veneziano a aquisição de bicicletas escolares e capacetes, através do Programa Caminho da Escola, para distribuição para os alunos matriculados na escolas da Zona Rural desta cidade. O requerimento foi aprovado, por unanimidade, na manhã desta quinta (03), na Câmara Municipal.





Assessoria de Comunicação