Educação pública é tema de debate na Câmara Paraíba, 25/04/2013

Educação pública é tema de debate na Câmara

       A educação pública foi o tema do debate, da Sessão Especial realizada na tarde de hoje, 24 de Abril, na Câmara Municipal de Campina Grande. A Sessão, que foi uma iniciativa do vereador Olimpio Oliveira (PMDB), teve parceria com direção do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (SINTEP/PB).
      Diante de um comparecimento maciço dos professores, a direção do SINTEP/PB junto ao vereador Olimpio Oliveira, debateram juntos com a categoria, a atual problemática enfrentada pelos educadores no Estado. Na oportunidade, também foi ratificada a programação da Greve Nacional da Educação, aqui no Estado da Paraíba, que está ocorrendo nos dias 23, 24 e 25 de abril.
      Durante a Sessão, os representantes do SINTEP/PB, apresentaram para a Categoria e para os vereadores, a pauta de reinvindicação, que consiste na luta pela melhoria do Piso, Carreira, Jornada e profissionalização dos funcionários da educação.
      Em discurso, os sindicalistas apresentaram o conteúdo de uma Nota Aberta endereçada a População Paraibana: “Desde janeiro de 2011, com a chegada do Governo Ricardo Coutinho, a Educação pública paraibana vive um verdadeiro desencontro, três secretários foram exonerados da pasta da educação em um período de 16 meses de governo”. 
      No manifesto, eles também protestaram contra o fechamento de 233 escolas no ano de 2012; A Extinção das gratificações GED e GEAP que correspondiam a 40% dos vencimentos; O não cumprimento do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério (Progressos Verticais); O aumento de 10 horas semanais para os funcionários das escolas, sem aumentar os vencimentos; Os vencimentos diferenciados para a mesma classe e mesmo nível do magistério; A aposentadoria com perdas salariais para todos os trabalhadores em educação.





Assessoria de Comunicação