Projeto proíbe retirada das árvores da Floriano Peixoto Paraíba, 15/05/2013

Projeto proíbe retirada das árvores da Floriano Peixoto

     O vereador Olimpio Oliveira protocolou na tarde desta terça-feira (14), o Projeto de Lei nº 160/2013, que dispõe sobre o “tombamento ambiental” do conjunto arbóreo existente no canteiro central da Av. Marechal Floriano Peixoto, no centro da cidade. O vereador justificou a iniciativa levando em conta o valor ambiental e interesse especial para a proteção das árvores, em função da localização, porte, espécie, beleza paisagística e relação com comunidade com o conjunto arbóreo. 
     O Projeto também pretende apontar uma solução para o impasse criado desde o anúncio, por parte da Prefeitura Municipal de Campina Grande, de um projeto de mobilidade urbana prevendo a instalação de um corredor exclusivo de ônibus para a Avenida Marechal Floriano Peixoto. Para tanto, várias árvores seriam removidas do canteiro, o que motivou a reação contrária de parte significativa da população através das Redes Sociais.
     O Projeto declara que ficarão imunes ao corte e a remoção as 92 (noventa e duas) árvores, sendo 42 (quarenta e dois) oitizeiros, 35 (trinta e cinco) ipês, 07 (sete) palmeiras imperiais, 03 (três) aroeiras da praia, 02 (duas) figueiras e 03 (três) macaibeiras, as quais compõem o referido conjunto arbóreo.
     Segundo Olimpio, é necessário salientar, que as elevadas temperaturas de Campina só podem ser abrandadas através da arborização adequada da cidade. “É comprovado cientificamente que áreas verdes distribuídas por meio de praças e parques, bem como, através do plantio de árvores em ruas e avenidas podem arrefecer o clima de uma cidade em pelo menos 5º C (cinco graus centígrados)”, explicou Olimpio.
Foto: http://cgretalhos.blogspot.com.br/





Assessoria de Comunicação