Vereador defende Região Integrada de Desenvolvimento para Campina e Caruaru Paraíba, 11/04/2015


Vereador defende Região Integrada de Desenvolvimento para Campina e Caruaru

 

Vereador defende Região Integrada de Desenvolvimento para Campina e Caruaru

O vereador Olimpio Oliveira apresentou requerimento, na Câmara Municipal, solicitando ao governador Ricardo Coutinho que articule a criação da Região Integrada de Desenvolvimento – RIDE - Campina Grande – Caruaru, visando à dinamização econômica e a provisão de infraestruturas necessárias ao desenvolvimento de ambas as cidades, bem como dos vários municípios localizados no eixo que separa os dois grandes polos comerciais.

A grande vantagem das Regiões Integradas de Desenvolvimento é que os governos dos dois estados, uma vez pactuados, podem reduzir ou até isentar impostos sobre determinados produtos ou serviços para fomentar o desenvolvimento regional. “Já há uma relação comercial muito forte entre Campina e cidades como Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, das quais compramos confecções e vendemos nossos calçados. Precisamos aproveitar melhor essa integração que existe de fato para torná-la mais forte e beneficiar outros municípios do entorno, sem falar de que a oficialização da RIDE abre outras perspectivas de investimentos por parte do Governo Federal para a região”, explicou Olimpio.

As Regiões Integradas de Desenvolvimento – RIDES - são criadas por Lei Federal e têm como objetivo articular e harmonizar as ações administrativas da União, dos Estados e dos Municípios para a promoção de projetos que visem o fortalecimento econômico de territórios de baixo desenvolvimento e assim,  acabam conseguindo prioridade no recebimento de recursos públicos destinados à promoção de iniciativas e investimentos que reduzam as desigualdades sociais e estejam de acordo com o interesse local consensuado entre os entes participantes.

Já foram implantadas as RIDES: do Distrito Federal e entorno; de Petrolina-Juazeiro e da Grande Teresina, com resultados palpáveis de desenvolvimento econômico.

 





Assessoria de Comunicação